Home Administração Santa Adélia é o 6º município em ranking ambiental
Santa Adélia é o 6º município em ranking ambiental PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Dezembro de 2017 13:52

Gislaine Sampaio

Santa Adélia é a 6ª colocada no ranking dos municípios do Programa Município VerdeAzul (PMVA) ao somar 92,05 pontos no cumprimento das diretivas propostas pelo programa. O resultado se torna ainda mais significativo quando contamos que, dos 645 municípios paulistas, cerca de 100 não aderiram ao programa.

Outra boa notícia foi a evolução que a cidade apresentou nas três avaliações – chamadas de pré-certificações -, o que lhe rendeu uma premiação extra: um caminhão coletor de lixo. (ver matéria nesta página).

Pelo resultado final, o município ainda vai receber outro prêmio, que ainda não foi definido. Em anos anteriores, a cidade recebeu prêmios como caminhões coletadores e compactadores, caminhão pipa, entre outros.

Para o prefeito Guilherme Colombo da Silva, o resultado reflete o empenho de uma equipe que se dedicou ao máximo e tudo vai refletir na qualidade de vida da população. “É uma importante conquista, não só pelos prêmios, mas porque é resultado do trabalho de todos, com reflexos a longo prazo na qualidade de vida da população, pois estamos trabalhando com ações ambientais e que serão percebidas pelas futuras gerações”, afirmou.

Para a interlocutora do programa em Santa Adélia, Flávia Banhos Hercolin, cumprir cada uma das dez diretivas é um trabalho intenso, continuado e que precisa ser minuciosamente acompanhado ano a ano. “A nota máxima em três das dez diretivas é um estímulo para melhorarmos nossas notas em outras diretivas”, afirmou.

Santa Adélia participa há nove edições e conseguiu este ano a nota máxima em três diretivas: Esgoto Tratado, Conselho Ambiental e Município Sustentável. A média do município, 92,05, aponta que há pontos que podem ser melhorados.

A interlocutora, que é engenheira agrônoma, conta que o município já se prepara para o próximo ano. “Inauguramos há poucas semanas o Centro de Educação Ambiental, em parceria com a Santa Sofia Agropecuária, uma importante ferramenta que teremos para sedimentar nas nossas crianças e jovens a cultura da preservação e da recuperação do meio ambiente”, afirmou.

O anúncio ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, durante o X Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul. O vice-prefeito Júnior Formigoni, a primeira-dama Jucieli Costa, a procuradora jurídica Eva Donato e a jornalista Patrícia Cavalini também estavam presentes. Neste ano, 48 cidades conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, exigência para receber o selo Município VerdeAzul.

O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. “É um processo anual. Todo ano começa um novo ciclo em outubro. Podemos ver o que foi o município nos últimos 30 anos e, fazendo as diretivas e as tarefas, conseguimos projetar como serão os próximos 30 anos”, explica o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo, que acredita que os municípios devem ter vontade política, conhecimento técnico e, principalmente, engajamento de suas equipes.

Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA pretende estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As ações propostas compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, com os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura e Educação Ambiental, Uso do Solo e Conselho Ambiental. A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Diretiva

Esgoto Tratado

Conselho Ambiental

Qualidade do Ar