Home Administração Santa Adélia é o 6º município em ranking ambiental
Santa Adélia é o 6º município em ranking ambiental PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Dezembro de 2017 13:52

Gislaine Sampaio

Santa Adélia é a 6ª colocada no ranking dos municípios do Programa Município VerdeAzul (PMVA) ao somar 92,05 pontos no cumprimento das diretivas propostas pelo programa. O resultado se torna ainda mais significativo quando contamos que, dos 645 municípios paulistas, cerca de 100 não aderiram ao programa.

Outra boa notícia foi a evolução que a cidade apresentou nas três avaliações – chamadas de pré-certificações -, o que lhe rendeu uma premiação extra: um caminhão coletor de lixo. (ver matéria nesta página).

Pelo resultado final, o município ainda vai receber outro prêmio, que ainda não foi definido. Em anos anteriores, a cidade recebeu prêmios como caminhões coletadores e compactadores, caminhão pipa, entre outros.

Para o prefeito Guilherme Colombo da Silva, o resultado reflete o empenho de uma equipe que se dedicou ao máximo e tudo vai refletir na qualidade de vida da população. “É uma importante conquista, não só pelos prêmios, mas porque é resultado do trabalho de todos, com reflexos a longo prazo na qualidade de vida da população, pois estamos trabalhando com ações ambientais e que serão percebidas pelas futuras gerações”, afirmou.

Para a interlocutora do programa em Santa Adélia, Flávia Banhos Hercolin, cumprir cada uma das dez diretivas é um trabalho intenso, continuado e que precisa ser minuciosamente acompanhado ano a ano. “A nota máxima em três das dez diretivas é um estímulo para melhorarmos nossas notas em outras diretivas”, afirmou.

Santa Adélia participa há nove edições e conseguiu este ano a nota máxima em três diretivas: Esgoto Tratado, Conselho Ambiental e Município Sustentável. A média do município, 92,05, aponta que há pontos que podem ser melhorados.

A interlocutora, que é engenheira agrônoma, conta que o município já se prepara para o próximo ano. “Inauguramos há poucas semanas o Centro de Educação Ambiental, em parceria com a Santa Sofia Agropecuária, uma importante ferramenta que teremos para sedimentar nas nossas crianças e jovens a cultura da preservação e da recuperação do meio ambiente”, afirmou.

O anúncio ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, durante o X Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul. O vice-prefeito Júnior Formigoni, a primeira-dama Jucieli Costa, a procuradora jurídica Eva Donato e a jornalista Patrícia Cavalini também estavam presentes. Neste ano, 48 cidades conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, exigência para receber o selo Município VerdeAzul.

O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. “É um processo anual. Todo ano começa um novo ciclo em outubro. Podemos ver o que foi o município nos últimos 30 anos e, fazendo as diretivas e as tarefas, conseguimos projetar como serão os próximos 30 anos”, explica o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo, que acredita que os municípios devem ter vontade política, conhecimento técnico e, principalmente, engajamento de suas equipes.

Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA pretende estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As ações propostas compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, com os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura e Educação Ambiental, Uso do Solo e Conselho Ambiental. A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Nota   

Diretiva

10

Esgoto Tratado

10

Conselho Ambiental

8,47

Qualidade do Ar

9,1

Uso do Solo

10

Município Sustentável

9,24

Resíduos Sólidos

8,8

Biodiversidade

8,54

Gestão de Águas

9,4

Estrutura e Educação Ambiental

8,5

Arborização Urbana

A cidade está entre os dez municípios no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA); o anúncio ocorreu no dia 13 de dezembro em São Paulo, no X Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul no Palácio dos Bandeirantes