Santa Adélia aguarda resultado do programa Município Verde Azul PDF Imprimir E-mail
Seg, 26 de Novembro de 2012 14:15

Flávia Banhos

O prefeito de Santa Adélia, Marcelo Hercolin, e a gestora do Meio Ambiente, Flávia Banhos, aguardam com ansiedade o resultado da avaliação da cidade no programa Município Verde Azul. Todos os documentos, concentrados em arquivo digital e referentes ao programa, foram entregues na Secretaria Estadual do Meio Ambiente no início de outubro e agora é preciso ter paciência e esperar. "São informações sobre todas as ações desenvolvidas em Santa Adélia, devidamente comprovadas através de documentos, e que seguem as dez diretivas propostas pelo programa", informou Flávia que foi pessoalmente fazer a entrega. Todo o material passa por análise técnica e o resultado deverá ser divulgado em meados de dezembro.

A expectativa sobre o resultado é grande principalmente pelos resultados conquistados em 2011. "Foi uma conquista muito importante para nossa cidade e que nos trouxe investimentos, tais como os R$ 130 mil liberados para a compra do caminhão que faz a coleta seletiva", lembra o prefeito Marcelo.

Em 2012, além de intensificar as práticas adotadas nos últimos anos, a Prefeitura investiu em outras frentes. "Estamos confiantes, pois reforçamos as práticas já adotadas e que nos deram uma ótima colocação em 2011, e focamos a atenção em outros pontos, como a edificação modelo", conta Flávia.

Segundo a gestora, a edificação modelo é adotada em prédios públicos. Em Santa Adélia o local escolhido foi a Escola Municipal Adelino Honorato Bertolo, onde várias mudanças foram promovidas visando reduzir o consumo de energia e água. "Trocamos as lâmpadas por fluorescentes, adotamos iluminação com fotocélula, reaproveitamento da água da chuva e outras medidas que reduzem substancialmente o consumo e promovem melhorias para o meio ambiente", disse Flávia. Outros prédios públicos serão igualmente adaptados para o mesmo fim. "Mais do que buscar pontuação no programa Município Verde Azul, nosso objetivo é o de sedimentar a consciência ecológica na população e de promover ações visando melhorias para o meio ambiente", finalizou a gestora.