BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Santa Adélia assina compromisso intermunicipal por reflorestamento
RS3 – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Plano Municipal de saneamento básico
Santa Adélia assina compromisso intermunicipal por reflorestamento PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Agosto de 2017 12:42

Gislaine Sampaio

Imagem: Patrícia Cavalini

A Prefeitura de Santa Adélia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, quer o levantamento das áreas reflorestadas, não reflorestadas e recuperadas do município.

Para isso, em parceria com as Prefeituras de Catanduva e Pindorama, assinou no dia 31 de julho, o Convênio Intermunicipal para Preservação Ambiental.

O termo trata do reflorestamento das margens do rio São Domingos. O objetivo é, a partir do levantamento, adotar as providências necessárias para a devida manutenção das áreas – uma das metas do Plano Municipal de Mata Atlântica do Programa Município VerdeAzul. “Nós temos realizado um trabalho intenso para reflorestamento e recuperação de áreas de preservação permanente, as chamadas APPs, tanto que em 2017 já plantamos mais de cinco mil árvores”, relata Flávia Banhos Hercolin, coordenadora do Meio Ambiente e interlocutora do programa Município VerdeAzul de Santa Adélia.

Para o prefeito Guilherme Colombo da Silva, a parceria com as Prefeituras de Pindorama e Catanduva é um passo importante para o reflorestamento na nossa região. “Temos a alegria de ter a nascente do São Domingos em nosso município e queremos vê-lo preservado, assim como a flora em seu entorno, até a foz”, afirmou o prefeito de Santa Adélia.

Participaram da cerimônia de assinatura, além de Guilherme e Flávia, José Maurício Braga, diretor municipal do Meio Ambiente de Catanduva; Fabio Eduardo Sousa, diretor municipal de Meio Ambiente e Turismo de Pindorama; o prefeito Afonso Macchione Neto, de Catanduva; Alfredo Minervino Neto, secretário de Meio Ambiente de Catanduva, e Dayher Giménez, chefe de gabinete de Pindorama.

A segunda ação efetiva aconteceu na terça-feira, com a capacitação envolvendo representantes das prefeituras, sete usinas da região, Polo Regional Centro Norte (Apta Regional), Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva e o Centro de Estudos Agroambientais de Pindorama (Capin). A reunião ocorreu no auditório da Apta Regional.

O tema central do encontro foi o Cadastramento de Áreas Reflorestadas no Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (Sare). O cadastramento e reflorestamento são exigências da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e, por meio deles, é possível quantificar e avaliar a manutenção e recuperação da Mata Atlântica da região.

Guilherme e Flávia no gabinete com o prefeito Afonso Macchione Neto e com José Maurício Braga, diretor municipal do Meio Ambiente de Catanduva; Fabio Eduardo Sousa, diretor municipal de Meio Ambiente e Turismo de Pindorama; Alfredo Minervino Neto, secretário de Meio Ambiente de Catanduva, e Dayher Giménez, chefe de gabinete de Pindorama