piloto_floresta_urbana.jpg

Santa Adélia está no “grupo de elite” do saneamento básico PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Julho de 2019 11:25

Limpeza EE - Prefeito 3

Santa Adélia está entre as cidades do Brasil, com até 50 mil habitantes, com melhor acesso a saneamento básico. O município ocupa a 47ª colocação no ran­king e está classificado na categoria “Ru­­­­­­­­­­­­mo à Universalização”. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de En­­genharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Santa Adélia atingiu 490,46 no quadro geral sendo 100 pontos para coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos, respectivamente. Abastecimento de água e coleta de esgoto, 99,2. No tratamento de esgoto a nota atingida é 92,23.

“A categoria de pontuação mais alta (Rumo à Universalização) possui os melhores indicadores, em todos os serviços. A pontuação média da ca­­tegoria é de 494,35 pontos. Apenas 51 munícipios do país alcançaram esse escore, dentre os municípios desses portes. Na categoria abaixo (Compromisso com a Universalização), o serviço menor pontuado é a coleta de esgoto (88,41%). A média desta categoria é de 468,52 pontos. Em Empenho para a Universalização, categoria que concentra mais de 60% dos municípios ranqueados dessa categoria, o serviço menos presente é o tratamento de esgoto (43,97%). E em Primeiros Pas­­sos para a Universalização, apenas 6,68% dos resíduos sólidos produzidos por esses municípios recebem destinação adequada”, informou o estudo.

“Este estudo é importante porque fez uma análise completa dos municípios e mostrou o compromisso com o saneamento básico. A apresentação dos resultados estimula que as prefeituras cobrem seus governantes. Santa Adélia ficou muito orgulhosa de estar presente no ranking e dentro dos indicadores da Abes. Temos o compromisso para investir no saneamento e preservar a saúde da população”, afirmou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

“Onde tem rede de saneamento, a doença vai embora. Esgoto tratado e água limpa representam saúde para a população. Por isso, seguimos atentos a nossa rede de água e esgoto para continuar oferecendo um serviço de qualidade para os santa-adelienses”, finalizou Guilherme.