Home Saúde Santa Adélia inicia atividades do Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Santa Adélia inicia atividades do Núcleo de Apoio a Saúde da Família PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Setembro de 2018 19:57

A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria de Saúde, iniciou essa semana as atividades do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O NASF é composto por uma equipe de profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam de maneira integrada, apoiando os profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família e compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob a responsabilidade dessas esquipes.

A equipe é formada por terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicólogas que vão atuar em conjunto com os médicos, enfermeiros e agentes de saúde em cada Unidade de Saúde da Família.

“Esse trabalho em conjunto visa melhorar o atendimento e o tratamento oferecido para cada paciente. Trabalhando nas unidades, ficamos mais próximos aos pacientes e suas demandas. E com uma equipe multidisciplinar podemos ter resultados melhores e mais eficazes. Com certeza é uma grande melhoria para a saúde dos santa-adelienses”, disse a coordenadora de Saúde e do NASF, Tatiana Antonietto.

“Estamos iniciando as atividades do NASF. Vamos as unidades, conversamos com os agentes, com os pacientes e, aos poucos, vamos inserindo este novo conceito. Iremos formar grupos para trabalhar com diabéticos, hipertensos, crianças, idosos, gestantes, enfim, o objetivo é atingir toda a população, cada um tendo o atendimento na unidade do seu bairro”, disse a fisioterapeuta Fernanda Luzia da Silva Azarite, que faz parte da equipe.

O NASF também trabalhará em parceria com o Educador Físico da Academia da Saúde, que realizará trabalhos específicos para cada grupo.

Segundo o secretário da Saúde, Fabrício Franco, esta é uma enorme conquista para a Saúde Pública de Santa Adélia. “O NASF é uma ampliação da Estratégia Saúde da Família com a atuação de equipe multidisciplinar em todas as Unidades de Saúde e as atividades da Academia da Saúde, ambos Programas do Ministério da Saúde. Agora pertencemos ao pequeno grupo de municípios do Brasil que possuem a capacidade técnica, física e humana para oferecer aos munícipes o que há de melhor em assistência de saúde pública. Pontapé que foi dado há anos atrás e que gradativamente se tornou realidade. Prova incontestável que quando existe vontade política e administrativa de realização as coisas boas acontecem, por isso parabenizo o prefeito Guilherme Colombo da Silva, que deu todo o apoio e respaldo para que o NASF se tornasse realidade”, disse o secretário.

“Com certeza é uma conquista espetacular para Santa Adélia. O NASF vai proporcionar mais qualidade de vida para a população, já que os pacientes terão uma equipe com profissionais de várias áreas, que vão discutir os casos e sempre procurar o melhor atendimento para cada paciente. São benefícios desse tipo que buscamos para a população de Santa Adélia. Oferecer atendimento de qualidade, humanizado e capacitado”, finalizou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.