piloto_floresta_urbana.jpg

Home Saúde Secretaria de Saúde pede que população procure as unidades para atualizar vacinação
Secretaria de Saúde pede que população procure as unidades para atualizar vacinação PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Julho de 2019 09:03

Reforco vacina

Patrícia Cavalini

Considerando-se a situação epidemiológica do sarampo na cidade de São Paulo e a importância da situação vacinal para a febre amarela, a Secretaria Estadual de Saúde pede que a população de todo o estado compareça às unidades para atualizar as vacinas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Adélia, essa intensificação vai até a próxima sexta-feira, dia 12 de julho. "Pedimos que todos compareçam à unidade de saúde mais próxima da sua casa, com a caderneta de vacinação, para que seja atualizada. É muito importante manter as vacinas em dia, já que as epidemias podem surgir e quem estiver vacinado, está imunizado e não tem com o que se preocupar", disseram as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica.

"Estamos intensificando a vacinação de sarampo e febre amarela, mas as unidades possuem todas as vacinas que são oferecidas, por isso, é importante levar a caderneta para que as enfermeiras verifiquem e façam todas aquelas que houver necessidade", explicaram.

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil. Isso se justifica graças ao alto índice de vacinação no país, são mais de 90% das crianças já vacinadas.

A vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção, principalmente contra as doenças infectocontagiosas. "É um custo benefício imensurável, pois a prevenção contra as doenças ainda é a melhor opção, uma vez que o tratamento, em muitas situações, é penoso e muito caro, mais até do que a prevenção", finalizaram as enfermeiras.