Sercesa realiza palestras em escolas PDF Imprimir E-mail
Qui, 04 de Abril de 2013 14:12

Palestra-Sercesa

Foto: Patrícia Cavalini

A EMEF Diego Segura Martins recebeu no último dia 15 o Sercesa (Serviço de Controle de Endemias de Santa Adélia), para uma palestra sobre a dengue, doença que tem aumentando muito na região.

A palestra foi ministrada pela profissional de Informação, Educação e Comunicação do Sercesa, Fernanda Bolgnini Franco, que tirou uma série de dúvidas das crianças respondendo a muitas perguntas sobre os sintomas, o mosquito transmissor, tratamentos, tipos e principalmente como prevenir a doença que já acomete pessoas do município.

Segundo Fernanda, além da escola Diego, palestras também serão agendadas nas escolas Dr. Luiz Dumont e Robe Ramalho de Miranda Abdo. "É importante conscientizar também as crianças, que quando chegam em casa, cobram dos pais e familiares uma atitude preventiva", disse.

Mais ações

A profissional informou que o Sercesa está realizando mais ações no combate a dengue. "Estamos trabalhando no Bloqueio e Controle de Criadouros (BCC) que acontece quando aparecem os suspeitos e tem como objetivo eliminar ao máximo os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Também estamos realizando o Bloqueio – Nebulização (BN) que é feito quando aparece um caso confirmado. Este trabalho é realizado com inseticida e mata os mosquitos que podem estar dentro dos imóveis", disse.

"É importante que todas as pessoas façam sua parte eliminando tudo que possa acumular água e se tornar um criadouro para o mosquito, além receber o agente do Sercesa em suas residências, pois ele é um grande aliado no combate a dengue", lembrou Fernanda.

Lembrando que se alguém sentir febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dores nas juntas e articulações, não tome nenhum medicamento e procure imediatamente o Centro de Saúde. E mesmo que fizer exames particulares, procure as autoridades de saúde municipais para que seja realizado o trabalho de prevenção e bloqueio.