piloto_floresta_urbana.jpg

Home Social Social comemorou dois anos de Pilates da Terceira Idade
Social comemorou dois anos de Pilates da Terceira Idade PDF Imprimir E-mail
Seg, 12 de Agosto de 2019 16:11

Social - Pilates 1

Patrícia Cavalini

A Assistência Social de Santa Adélia comemorou os dois anos de início das atividades de Pilates e preparação física oferecida aos idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Centro de Referência de Assistência Social Gessy Mota Formigoni realizou no dia 26 de julho um bingo e café da manhã surpresa para aqueles que estão inseridos nas atividades.

Quando iniciada, em 2017, a proposta era criar oportunidades para que os idosos tivessem oportunidade de sair de sua zona de conforto e praticassem algo que ainda não tivesse sido oferecido a esse público. Foi assim que a presidente do Fundo Social de Solidariedade Jucieli Costa teve a ideia de oferecer as aulas de Pilates e dança de salão.

A coordenadora do CRAS Cristiane Raydan ressalta a importância do Pilates aliado ao SCFV. "Esse serviço é um dos pilares da Proteção Básica da Assistência Social e o Pilates soma muito em nossa estratégia de trabalho com os idosos, pois oferece uma oportunidade de estarmos mais próximos a esse público e proporcionar-lhes autonomia e bem estar", disse.

A organização dessa atividade ficou a cargo do CRAS com apoio da Secretaria do Bem-Estar Social e supervisão do Fundo Social de Solidariedade. A Prefeitura ofereceu as condições necessárias para que o projeto acontecesse e vem apoiando a iniciativa desde sua concepção.

De acordo com a Tipificação Nacional da Assistência Social, as atividades físicas são importantes para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, além de estimular o fortalecimento de vínculos comunitários por ser uma ação em grupo, evitando assim o isolamento social. Nesse sentido, os participantes saem de casa para realizar algo que foge de sua rotina doméstica e estimula a criação de novos laços de sociabilidade.

"As atividades ofertadas pela Assistência Social tem gerado importantes conquistas para os idosos. No início algumas pessoas andavam com dificuldades, em algumas se percebia certa tristeza por problemas pessoais que carregam, mas hoje vemos a alegria e disposição com a qual participam das aulas e isso é o mais gratificante para quem trabalha com esse público tão querido", ressaltou Marcela Alvares, secretária do Bem-Estar Social.

Jucieli destaca a importância dessas atividades. "Os idosos devem ser parte importante na vida das famílias e da comunidade, eles carregam sabedoria e o conhecimento de uma vida e por isso fazemos o melhor para proporcionar lazer, atividades físicas e outras ações que demonstram a eles o quanto são queridos e respeitados em nossa cidade", finalizou.

Social - Pilates 2