Home Social Social continua desenvolvendo ações para o SCFV no período de isolamento social
Social continua desenvolvendo ações para o SCFV no período de isolamento social PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Maio de 2020 14:24

Atividades Maio Social 6

Em maio, a Assistência Social trabalha a Campanha do Maio Laranja, que tem como foco o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas devido à pandemia, as atividades coletivas do CRAS estão suspensas até que a Secretaria Nacional de Assistência Social determine o retorno das atividades.

Por isso, a Equipe da Proteção Social Básica de Santa Adélia elaborou um kit para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social Gessy Mota Formigoni (CRAS).

Esse novo kit contém os seguintes itens: jornal informativo sobre o abuso e exploração sexual; um kit com sementes de girassol, um vaso e terra para que as famílias e crianças plantem uma flor e a vejam florescer, fazendo alusão aos cuidados que se deve ter com a criança e o adolescente; um kit de origami tsuru, que ensina as famílias e crianças a como confeccionar essa arte japonesa que simboliza os sonhos, a paz e a prosperidade; e uma cartilha chamada “Eu protejo”.

Além desse kit, o Social fixou faixas pela cidade que fazem menção à Campanha, está divulgando em mídias sociais, jornal impresso e será oferecido aos professores e diretores das escolas um simpósio on-line sobre violência sexual.

Além do Maio Laranja, nesse mês também foi comemorado no dia 15 o Dia da Família. Para celebrar essa data, a Assistência Social compôs um kit com jogo da velha confeccionado com E.V.A.; imã de geladeira com mensagem de união e paz para a família; e atividades didáticas para as crianças. A data também foi comemorada com menção em redes sociais da Assistência e da Prefeitura.

Duas campanhas complementares serão trabalhadas nesse momento: o combate ao coronavírus (COVID-19) e à dengue. Dessa forma, a Assistência Social considerou relevante unir a luta pelo combate às duas doenças com a mensagem de que é preciso estar atento aos próprios quintais e locais que possam acumular água, bem como respeitar as orientações da saúde quanto ao isolamento social, uso de máscaras e práticas de higiene. Para trabalhar esses temas, serão entregues kits com panfletos informativos, atividades de colorir e caça palavras com o intuito de informar e conscientizar.

“Pensamos em cada kit e em cada atividade visando a continuidade das ações do CRAS e proporcionando o melhor conteúdo para que as crianças e suas famílias possam estar por dentro das campanhas, além de oferecer momentos de diversão e conscientização em família”, explicou Cristiane Raydan, coordenadora do CRAS.

As diversas ações estão sendo entregues para os integrantes do SCFV, composto por mais de 120 crianças que frequentavam o CRAS quinzenalmente, antes da suspensão das atividades presenciais. Cada departamento público também recebeu um kit com todos os materiais mencionados para que tomem conhecimento sobre os temas. Conselho Tutelar e vereadores também receberam os materiais.

“Os serviços da Assistência Social são essenciais e as campanhas que lutam pela efetivação dos direitos da população também. Pensando nisso, não poderíamos deixar de estar perto do nosso público nesse momento e a melhor forma que vemos de fazer isso é oferecer o mesmo carinho, dedicação e estudos com o qual os profissionais fazem seu trabalho com os grupos presenciais, porém agora com kits que ajudam as famílias a estarem unidas e bem informadas sobre os temas pertinentes à assistência social”, disse a secretária do Bem-Estar Social, Marcela Alvares.

“Apesar da fase que estamos passando, os serviços da Prefeitura, como o CRAS, estão sendo procurando uma forma de continuar atendendo à população. E essa ação, com a entrega de kits que orientam, unem a família nas atividades, faz com que o trabalho continue, visando o bem-estar das nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, enfatizou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

Atividades Maio Social 8