Home Social Social de Santa Adélia se destaca por ações realizadas em 2019
Social de Santa Adélia se destaca por ações realizadas em 2019 PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Dezembro de 2019 10:08

Retro Social 1

Patrícia Cavalini

Uma das características das ações realizadas pela Política de Assistência Social de Santa Adélia, que engloba o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria do Bem-Estar Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é realizar ações que envolvem e atingem toda a população. Foi assim durante todo o ano de 2019, com a execução de dezenas de ações pelo setor.

Em fevereiro, foi realizada a 2ª Conferência Municipal do Idoso com a temática. Também neste mês foi inaugurado o Centro de Cursos de Qualificação Profissional Vereador Celso Luiz Lanza "Chapéu", que abriga a Escola de Beleza e outros cursos profissionalizantes.

Em março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher, o Fundo Social entregou lembranças a todas as santa-adelienses que passaram pelo local. Em maio, teve comemoração ao Dia das Mães com festa para idosos cadastrados no grupo da Terceira Idade. Também foi realizada a Campanha 18 de Maio, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Junho foi um mês intenso. No dia 12, foi realizada ação contra o trabalho infantil com anúncio na rádio comunitária, além de trabalhar o tema nas oficinas socioeducativas do CRAS. A violência contra a pessoa idosa também fez parte das ações do mês. Para lembrar a data foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade e distribuição de panfleto informativo.

Para a Terceira Idade também teve Baile Junino, comemoração Junina no Lar dos Velhinhos e passeio em Jaci na Festa do Milho.

Além disso, foi realizada a Campanha do Agasalho. Entre maio e junho foram recolhidas roupas em 23 pontos e foi feita a coleta nas ruas para que o material fosse entregue às pessoas que mais necessitam. Também teve curso de Decoupage para a geração de renda.

Agosto também foi um mês intenso: teve comemoração dos dois anos de início da prática de Pilates e atividades físicas com idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foi realizado também um bingo e café da manhã para a comemoração. Terceira Idade também teve a comemoração do Dia dos Pais e viagem a Holambra, na Expoflora.

E teve mais cursos que tem como objetivo a geração de renda e sociabilidade para as participantes: Laço em Fita, Pintura em Guardanapo e Bijuteria.

Buscando avanços em relação aos recursos repassados pelo Governo Estadual, a secretária Marcela Alvares protocolou, junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social documento solicitando diversas como o fortalecimento das políticas de transferência de renda, tais como Renda Cidadã e Ação Jovem. “A partir desses pedidos de Santa Adélia e de diversos outros municípios, o Governo Estadual decidiu repassar os recursos que custeiam os serviços da Assistência Social em dezembro, algo que geralmente ocorre somente em janeiro, ou seja, o município custeava os serviços com recurso próprio e recebia por isso somente em janeiro”, explicou a secretária.

Em setembro, o Conselho Municipal da Assistência Social e Secretaria Municipal do Bem-Estar Social realizaram a VII Conferência Municipal da Assistência Social com objetivo de dar visibilidade aos serviços realizados pelo município, discutir os direitos sociais dos indivíduos e famílias, desenvolver propostas de melhorias nas três esferas de governo e escolher dois delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

No mês de outubro, o CRAS realizou uma gincana com os idosos visando comemorar o Dia do Idoso. Para encerrar as comemorações ao idoso foi realizado uma festa temática.

Dentro da campanha Outubro Rosa, o CRAS privilegiou a conscientização de famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e no SCFV com idosos. Em uma bela ação realizada com a parceria Social-Saúde, em especial a UBS Carlos Palma, os idosos assistiram a uma apresentação teatral das funcionárias da UBS e o Social entregou lindas flores como recordação dessa campanha.

O Dia das Crianças foi celebrado com muita alegria e diversão para que todas as crianças e suas famílias. O Executivo, junto a todas as Secretarias e com total apoio do Legislativo realizaram um dia de festa com trenzinho, cachorro quente, sorvete, brinquedos e muita música.

A Terceira Idade participou de uma viagem à Praia de Guaiuba (Guarujá) que durou três dias e o município ofereceu transporte e alimentação.

O Fundo Social de Solidariedade e o CRAS realizaram a entrega dos certificados do curso de pintura em guardanapo que foi oferecido a idosos que integram o grupo da Terceira Idade em novembro.

Também neste mês, o CRAS realizou a Campanha de Combate à Violência contra a Mulher. Também teve gincana com as mais 130 crianças que participam do SCFV, que em dois turnos foram aos CRAS participar de brincadeiras que estimulam a criatividade, desenvolvem a capacidade cognitiva, fortalecem a integração, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento como cidadãos.

Outro ponto de destaque foi uma reunião especial do grupo PAIF para famílias com pessoas com deficiência com a presença do médico Ueliton. O palestrante buscou mostrar como é importante estimular as pessoas com deficiência a serem independente a partir dos seus limites e que os cuidadores também precisam cuidar do próprio bem estar para terem condições de cuidar das pessoas especiais.

“Além dessa ações mensais a equipe do CRAS realiza trabalho públicos de diversas faixa etárias: idosos no CCI, são mais de 40 idosos vinculados diretamente ao SCFV semanal e mais de 700 idosos cadastrados no Cadastro Municipal e que frequentam as festividades no município; temos o Grupo Jovens em Ação que está com aproximadamente 15 adolescentes que realizam reuniões semanais e tratam de diversos assuntos. O CRAS atende ainda mais de 130 crianças que participam de encontros quinzenais abordando as temáticas presentes na Tipificação Nacional da Assistência Social, além de um grupo semanal com crianças com alguma necessidade maior de atenção, disciplina e comportamento. O CRAS realiza o PAIF, que faz atendimento individualizado, ouvindo as problemáticas de cada membro da família e criando estratégias de ação para auxiliar na superar dessas dificuldades. O CRAS também realiza todas as Campanhas de Prevenção às situações de vulnerabilidade, tais como: uso de drogas, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; suicídio”, contou a secretária Marcela.

Finalizando o ano, teve entrega de mimos de Natal para a Terceira Idade e encerramento das atividades dos grupos do SCFV e PAIF.

"É muito difícil colocar em poucas palavras todo o trabalho que vem sendo realizado por nossa gestão na Assistência Social, pois, graças ao empenho de cada funcionário, está sendo realizado um trabalho intenso e extenso. O CRAS, Fundo Social e a Secretaria têm buscado, juntos, oferecer o melhor para cada família de nossa cidade", finalizou a presidente do Fundo Social, Jucieli Costa.

Retro Social 2

Retro Social 3