Home Social Social entrega kits socioeducativos; medida é uma das ações para ajudar população durante pandemia
Social entrega kits socioeducativos; medida é uma das ações para ajudar população durante pandemia PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Maio de 2020 15:41

Kits Social - Pandemia 1

Patrícia Cavalini

Nas últimas semanas uma série de mudanças nas relações sociais vem acontecendo devido à pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde é o isolamento social, como maneira de proteger a todos.

Refletindo em como manter as crianças, idosos e suas famílias próximas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Gessy Mota Formigoni elaborou um kit com material socioeducativo com o objetivo de minimizar as perdas das funcionalidades cognitivas e sociais a serem entregues a este público.

Além do kit os profissionais estão em contato direto através de aplicativos de mensagens instantâneas transmitindo informações sobre prevenção ao COVID-19, Auxílio Emergencial do Governo Federal, Merenda em Casa - um Projeto do Governo Estadual - incentivo a vacinação contra a gripe, prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti e vídeos e mensagens motivacionais.

“Os idosos se beneficiam com o grupo do aplicativo no WhatsApp não somente com os profissionais do CRAS, mas entre eles com uma interação e integração social intensa”, disse a coordenadora do CRAS, Cristiane Raydan.

Foi criado também um grupo no WhatsApp com os pais das crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos, momento importante para aproximação destes com os profissionais do CRAS.

“Os kits foram entregues aos idosos, como no Lar dos Velhinhos Decolores de Santa Adélia e na Vila São Vicente de Paula. Os kits foram entregues também a 150 crianças que participam dos nossos serviços do CRAS, sempre com o objetivo de manter esse público próximo à assistência social e como maneira de promover estratégias de interação entre as famílias que se veem isoladas socialmente”, esclareceu a secretária do Bem-Estar Social, Marcela Alvares.

O Social teve a ajuda das equipes da Estratégia Saúde da Família para entregue dos kits. Todos estavam com os equipamentos de proteção individual, além de terem recebido treinamento específico para dar as orientações às famílias. “Os kits com atividades elaborados pelo CRAS foram entregues a crianças e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Aqueles que não fazem parte desse Serviço e mesmo assim tiverem interesse em solicitar um kit poderão retirá-lo no CRAS”, informou a secretária.

O CRAS está com suas atividades suspensas ao público por orientação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, porém atende normalmente via telefone e WhatsApp.Kits Social - Pandemia 2

Kits Social - Pandemia 3