Home Social Social investe em prevenção e informação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Social investe em prevenção e informação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Maio de 2019 09:49

Inicio Campanha 18 de maio - Materiais 1

A Política de Assistência Social de Santa Adélia recebeu materiais informativos e didáticos para realizar a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os materiais adquiridos são: “Seu corpo é seu maior tesouro: diga não à violência sexual!” e “Violência sexual contra crianças e adolescentes: dê voz a quem não tem”. Ambos são de criação e confecção da Editora Amigos da Natureza, criada em 2001 e que conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas áreas que trabalham na produção de uma diversidade de títulos, apresentados em vários formatos: coleções de livros, tabloides, cartilhas/livretos.

O primeiro título será utilizado para trabalhar diretamente com crianças da rede municipal de ensino, em princípio, o Centro Municipal de Complementação Educacional. A escolha por trabalhar com as crianças tem a ver com o fato de serem o público alvo da campanha, mas também pelo fato de que a discussão ganha uma abrangência ainda maior quando as crianças chegam em casa falando do assunto. Além de informar às crianças estaremos também falando às suas famílias”, destacou a secretária do Bem Estar Social, Marcela Alvares.

Os principais temas abordados no material “Seu corpo é seu maior tesouro: diga não à violência sexual!” são:

• Não faça coisas que você não possa contar;
  • Que segredo é esse?;
  • Carinhos e presentes em segredo nunca devem acontecer;
  • Todos unidos contra a violência sexual infantil;
  • História em Quadrinhos: O NÃO é a solução!;
  • Abuso ou Exploração Sexual?;
  • Nunca deixe de pedir ajuda.

O título “Violência sexual contra crianças e adolescentes: dê voz a quem não tem” será voltado ao trabalho com famílias que tenham crianças e adolescentes e professores da rede municipal de ensino e tem como principais assuntos:

• Juntos para Proteger;
  • Violência Sexual;
  • O assunto ainda é longo;
  • Pedofilia e pedófilo;
  • Quem é o Abusador?;
  • Carinho e abuso sexual e Desconfie.

A campanha acontecerá entre os dias 13 e 31 de maio e será trabalhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Gessy Mota Formigoni, com apoio da Prefeitura Municipal, do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria do Bem Estar Social. Além dos materiais informativos e didáticos, as técnicas do setor utilizarão camisetas com referência à campanha, famílias dos programas de transferência de renda receberão informações sobre o assunto, entre outras ações.

“Essa é uma das campanhas principais em nosso calendário de atividades do SUAS e, infelizmente, Santa Adélia possui casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O silêncio estimula esses atos e a melhor forma de combatê-los é falando constantemente sobre o assunto e não somente durante o mês de maio, mas o ano todo”, finalizou a secretária Marcela.