Home Saúde Vacina contra meningite está em falta em sete estados brasileiros
Vacina contra meningite está em falta em sete estados brasileiros PDF Imprimir E-mail
Seg, 08 de Outubro de 2018 19:07

Patrícia Cavalini

A vacina contra a meningite está em falta nos postos de saúde de diversos estados do Brasil, e por isso muitos pais não estão conseguindo vacinar os filhos.

A vacina faz parte do calendário de vacinação infantil e é distribuída pelo Ministério da Saúde, como são todas as outras vacinas oferecidas nos postos de saúde.

O Ministério da Saúde admitiu que o desabastecimento da Meningocócica C atinge todo o país. O problema acontece porque a empresa que produz as vacinas, a Fundação Ezequiel Dias, tem atrasado as entregas. A previsão é que a situação seja normalizada em breve.

O laboratório diz que os suprimentos para a vacina Meningocócica C não atingiu os quantitativos programados para os três últimos meses devido a problemas atípicos na cadeia produtiva e logística, sem explicar os detalhes. Em nota, o laboratório afirma ainda que a situação está sendo regularizada aos poucos.

“Infelizmente, ao município, como Santa Adélia, só cabe aguardar e orientar os pais que forem procurar a vacina, já que não compete ao município a aquisição das vacinas, todas elas só podem ser fornecidas pelo Ministério da Saúde. Então, quando alguma delas falta, temos que aguardar a reposição pelo órgão competente”, informou o secretário da Saúde, Fabrício Franco.

A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e da medula espinhal. A doença pode ser causada por vários agentes, como vírus e bactérias, sendo o tipo mais perigoso transmitido por bactérias, o mesmo tipo que a vacina deve proteger. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele.