Home Meio-Ambiente Visita ao Zoológico mostra aos alunos a importância da biodiversidade
pdf-icon Resolução conselho municipal de meio ambiente pdf-icon Guia de Arborização Urbana
Visita ao Zoológico mostra aos alunos a importância da biodiversidade PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Setembro de 2019 16:20

Visita ao Bosque - Catanduva 1Alunos puderam conhecer mais sobre diversos animais e suas características

As escolas municipais Claudenira Calian Teruí, Conceição Colombo Mota e Lázara de Godoy levaram seus alunos para uma vista ao zoológico de Catanduva. O objetivo foi despertar o interesse natural das crianças para a preservação da fauna e flora e da biodiversidade.

"O desafio foi sensibilizar alunos, professores, funcionários, familiares e a comunidade para as questões referentes aos cuidados que devemos ter com a biodiversidade, bem como para a aquisição de hábitos e atitudes necessários na construção e na preservação do ambiente em que vivemos", disse a secretária da Educação, Sandra Simon.

O projeto teve como objetivo observar, descrever e comparar as características de animais que existem em ambientes próximos, e também conhecer os que vivem em lugares distantes. Estudar a vida desses animais, e sua importância para o meio ambiente. Além de proporcionar aos alunos o despertar do respeito, valorização e proteção aos animais; reconhecer que os animais são seres vivos; refletir sobre as características específicas de cada grupo de animal; identificar diferenças e semelhanças entre os animais; reconhecer o habitat natural e a alimentação; favorecer a construção de um espírito social cuja cidadania exercida demonstre preocupação com o risco de extinção de algumas espécies de animais.

"Os alunos perceberam por meio dos trabalhos realizados e da visita ao zoológico como cada ser interage com o outro e como a retirada de apenas uma espécie do ecossistema altera a vida de várias outras. A perda da biodiversidade deve ser tratada e deve-se dar destaque ao papel do homem nesse processo", explicou o coordenador de Meio Ambiente, José Antonio Rigoldi.

"Com estas aulas práticas sobre biodiversidade, foi possível conscientizar os alunos da importância de cada ser vivo e do nosso papel fundamental para a manutenção da saúde do planeta. Além disso, é fundamental que o aluno entenda que a diversidade da vida é imensa e, mesmo em pequenos espaços, é possível encontrar grandes riquezas", finalizou a secretária Sandra.

Visita ao Bosque - Catanduva 2
Visita teve como objetivo conscientizar os alunos da importância de cada ser vivo

Visita ao Bosque - Catanduva 3Ressaltar a importância da biodiversidade e despertar nos alunos o respeito, valorização e proteção aos animais