Home Saúde Mulheres já podem realizar exame preventivo ao câncer de colo de útero
Mulheres já podem realizar exame preventivo ao câncer de colo de útero PDF Imprimir E-mail
Ter, 31 de Julho de 2018 14:38

Patrícia Cavalini

As unidades de saúde de Santa Adélia já estão realizando o Papanicolau, exame preventivo ao câncer de colo de útero.

Todo o material coletado é analisado no Hospital de Câncer de Barretos, um dos maiores centros do mundo no tratamento e prevenção ao câncer e é feito com as mais modernas técnicas de detecção da doença, o que garante resultados mais precisos e confiáveis e permitem, em casos positivos, tratamentos mais eficazes para a cura das pacientes.

Essa parceria só é possível graças ao convênio firmado entre o hospital e a Prefeitura de Santa Adélia. Em vigor desde 2015, o convênio tem se mostrado uma importante ferramenta para prevenir novos casos e tratar pacientes com resultados positivos para a doença. "O Hospital de Câncer de Barretos é um dos melhores e mais avançados centros de diagnóstico e tratamento do câncer, um serviço inestimável para a saúde da mulher de Santa Adélia, por isso a importância de continuar com esta parceria", disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Franco, este foi um passo importante para melhorar a qualidade do serviço prestado no município em prol da saúde da mulher. "Foi um avanço extraordinário, especialmente porque o câncer de colo de útero é um dos mais comuns entre as mulheres", afirmou.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, lançadas pelo Inca em 2011, devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. No entanto não há uma idade certa. Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar o exame, e depois deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.

"Todas as nossas unidades realizam o atendimento preventivo e o convênio com o Hospital de Câncer de Barretos tem reforçado a nossa política de oferecer o melhor para a população. Todas as mulheres podem ir realizar os exames, que além de ser processado em um hospital referência como Barretos, é gratuito. As unidades também estão oferecendo dias e horário especiais, por isso pedimos que todas procurem a unidade mais próxima e agende seu horário", finalizaram as enfermeiras responsáveis pela coleta.