Home Outras notícias Ações marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

AVISO EMISSÃO NOTA FISCAL ELETRÔNICA!

ATENÇÃO MEI!

O Microempreendedor Individual – MEI – está autorizado para emissão de
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) neste portal até 02 de abril
de 2023, e após esta data, a emissão será obrigatoriamente realizada no
Portal da NFSe do governo federal, através do endereço:
 https://www.gov.br/nfse/pt-br

Em caso de dúvidas, acesse o link abaixo e assista aos vídeos:
https://www.sebrae.com.br

Ações marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes PDF Imprimir E-mail
Qua, 27 de Maio de 2015 16:41

18-de-maio-24.png

Patrícia Cavalini

A Secretaria do Bem Estar Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Santa Adélia realizaram diversas ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

Durante o dia, os profissionais do CRAS visitaram escolas e explicaram o que é a data e seus objetivos. À noite, os integrantes dos programas sociais Renda Cidadã e Ação Jovem estiveram no Centro de Lazer do Trabalhador Mário Vechiato, o Panelão, para assistir a peça teatral "Em Defesa da Criança e Adolescente - Violência Sexual e Pedofilia", apresentada pelo grupo Ó do Borogodó.

Além disso, os funcionários do Social passaram a semana com camisetas sobre a data e dando informações à população.

"Queremos que todos fiquem alerta a esse perigo. Já ouvimos falar de casos de abuso e nosso objetivo é que eles se tornem cada vez mais raros. Por isso, é importante que todos saibam o que é, como acontece e onde denunciar", explicou a secretária do Bem Estar Social, Nilza Herculin.

Qualquer denúncia de abuso ou exploração de crianças e adolescentes pode ser feita no telefone 3571-8065; no Conselho Tutelar, através dos telefones 3571-2035 ou 99772-4904; ou ainda através do número 100.

O dia

Desde o ano de 2000, o dia 18 de maio é celebrado nacionalmente, como data de mobilização da sociedade, visando fazer com que todos discutam e assumam a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no "Crime Araceli", ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

O dia 18 de maio é uma data importante para que as organizações governamentais e não governamentais falem sobre o tema e multipliquem seus conhecimentos com a comunidade.

 

18-de-maio-30.png