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Seg, 09 de Março de 2015 14:24

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Chega o momento em que você precisa contratar um funcionário para sua empresa. Então vem aquela dúvida… como acertar na escolha? Errar nessa hora representa o desgaste de ter alguém na equipe que não corresponde, ser obrigado a dispensar essa pessoa e perder tempo e dinheiro.

A correta seleção começa na definição detalhada do perfil do profissional que a empresa busca e das atividades que ele vai exercer, caso contrário a probabilidade de equivocar-se é grande. Esteja seguro do que procura.

Segundo Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP, muitas vezes cabe ao dono da empresa cuidar de todo o processo. "Nestes casos, é o empreendedor quem vai avaliar os postulantes ao cargo tomar a decisão de contratação".

Ele explica que a entrevista é a etapa mais importante. "É quando o empregador tem a oportunidade de conhecer melhor o candidato. Por isso é importante ter em mãos uma lista de perguntas para obter as informações, tanto pessoais quanto profissionais, que não aparecem no currículo".

Um bom início é pedir para o entrevistado falar do seu último emprego e das realizações mais importantes. Pergunte quais são seus pontos fortes e fracos. Peça que conte como resolveu um problema que enfrentou anteriormente.

Evite questões em que a reposta se restrinja a "sim" ou "não". Coloque situações que o obriguem a descrever como agiria. Isso permite detectar se ele tem poder de decisão, se sabe trabalhar em grupo, como lida com contrariedades, se é flexível, por exemplo.

Indagá-lo sobre aspectos pessoais como hobbies e lazer serve para descobrir se o sujeito acompanha o que acontece à sua volta, se está aberto a novidades, se procura se informar ou se está desligado do mundo.

Procure saber o porquê do interesse dele em trabalhar em uma microempresa e quais as diferenças que vê em ser funcionário de um pequeno negócio ou de uma grande corporação. É um modo de checar qual a real motivação para se candidatar à vaga.

Com um time bem montado você passa a ter confiança no que cada empregado faz, reduz o índice de erros e pode manter o foco em estratégias para melhorar o empreendimento.

Fonte: Sebrae