BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Prefeitura de Santa Adélia participa da oficina preparatória para a Operação Estiagem
pdf-icon Resolução conselho municipal de meio ambiente pdf-icon Guia de Arborização Urbana
Prefeitura de Santa Adélia participa da oficina preparatória para a Operação Estiagem PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Maio de 2017 11:43

Comandante do Grupamento de Bombeiros de São José do Rio Preto, major Cléber Cochito, prefeito Guilherme, secretária-chefe da Casa Militar do Governo do Estado, Cel. PM Helena dos Santos Reis, Eva, Fabrício e Flávia

Patrícia Cavalini

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros realizaram em São José do Rio Preto no dia 23 de maio a Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE).

Santa Adélia esteve representada pelo prefeito Guilherme Colombo da Silva, pela presidente do COMDEC (Conselho Municipal de Defesa Civil), Eva Poleto Donato, pelo secretário executivo do COMDEC, Fabrício Ferreira, pela interlocutora do Município VerdeAzul Flávia Banhos Hercolin, pelo engenheiro agrônomo José Antônio Rigoldi e pelo técnico agrícola Marcelo Malavazi. O objetivo é visar à conscientização e a prevenção de eventuais situações típicas do período de seca.

As palestras foram sobre prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios, além de ações para o enfrentamento da estiagem que se aproxima e de combate às queimadas que normalmente são registradas nos próximos meses de seca.

Este ano, as oficinas estão tendo um diferencial: são desenvolvidas em apenas um dia. Assim, as capacitações teóricas e práticas acontecem simultaneamente e os participantes serão divididos de acordo com sua área de atuação ou interesse.

Além da preparação na oficina, os servidores também pedem a ajuda da população na prevenção de incêndios. Algumas pequenas atitudes podem evitar grandes estragos, como jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimentos; assim como não soltar balões que, além de crime, pode provocar acidentes aéreos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas.