Home Saúde Campanha Fique Sabendo percorreu Unidades de Saúde de Santa Adélia
Campanha Fique Sabendo percorreu Unidades de Saúde de Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Janeiro de 2019 10:50

Patrícia Cavalini

A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando mais uma campanha Fique Sabendo. O objetivo é ampliar o acesso da população ao teste de HIV (AIDS). Além da testagem para HIV, a campanha está oferecendo também o teste para sífilis e hepatites C e B.

A campanha é uma importante estratégia de ampliação do diagnóstico precoce de IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sendo que as metas da campanha são testar e ampliar o acesso da população sexualmente ativa ao teste e ao tratamento dessas doenças, principalmente aqueles que nunca fizeram o teste e são mais vulneráveis.

As enfermeiras Michelle Bueno e Joice Felizardo de Sousa passaram pelas Unidades de Saúde Eloy Venâncio da Silva, Caetano Antônio de Souza e Carlos Palma, e juntamente com as equipes de Estratégia Saúde da Família, realizaram os testes. Foram feitos 30, 20 e 31 testes respectivamente. No Centro de Saúde Dr. Benedito de Oliveira Bicudo foram realizados nove testes durante a campanha.

"O número foi menor no Centro porque esses testes já estão inseridos na rotina dos pacientes. Aliás, a campanha continua até dia 31 de dezembro, e quem quiser participar pode nos procurar no Posto do Centro de segunda a sexta, das 8h às 10h e das 13h às 15h", explicaram as enfermeiras.

Caso algum exame seja positivo, o paciente já é orientado e encaminhado para a realização de mais exames e para início do tratamento.