Home Saúde Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa dia 23
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa dia 23 PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Março de 2020 09:09

Vacinacao Gripe 15

Patrícia Cavalini

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) começa dia 23 em todo o Brasil. Nesta primeira etapa serão vacinados os idosos (pessoas acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

Historicamente essa campanha acontecia na segunda quinzena de abril, mas será realizada com antecedência, pelo momento que o mundo passa no combate ao COVID-19 (novo coronavírus) e em virtude da sequência de confirmação de casos no país. 

A decisão do Ministério da Saúde é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que “as influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, concluiu.

Santa Adélia – A partir de amanhã, idosos e trabalhadores da saúde já podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se imunizar. Estarão aplicando na escola municipal Adelino Honorato Bertolo, na Cohab, e na Unidade Básica de Saúde Tereza Alves Rizzo (distrito de Botelho). O horário de funcionamento é das 8h às 16h.

“É importante que todos que estão neste primeiro grupo procurem as unidades de saúde e se imunizem. O momento inspira cuidados e prevenção. À medida que os outros públicos alvos forem liberados para tomar a vacina, vamos informando e esperamos que todos compareçam. No total, Santa Adélia deve vacinar cerca de 6 mil pessoas contra a gripe”, informaram as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica.