Home Saúde Ministério da Saúde determina adiamento da vacinação de rotina durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza
Ministério da Saúde determina adiamento da vacinação de rotina durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Março de 2020 16:25

Vacinacao rotina

Patrícia Cavalini

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com um mês de antecedência pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus.

A primeira fase da campanha que começou no dia 23 de março tem dentre os grupos prioritários a população a partir dos 60 anos de idade, que trata de um grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, dentre elas a influenza e a COVID-19.

Desta forma, considerando a necessidade de vacinação desse grupo e também o risco epidemiológico de transmissão do novo coronavírus, no intuito de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação de rotina, principalmente de crianças, em todos os serviços do Sistema Único de Saúde seja adiada entre o período que compreende a primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril e orienta que a população aguarde a conclusão desta fase para que possa voltar às unidades de saúde para se vacinar.

Seguindo essas orientações, as Unidades de Saúde de Santa Adélia não estarão realizando a vacinação de rotina. Neste período, apenas a campanha contra a gripe.

A busca dos serviços de vacinação por pais e/ou responsáveis por crianças, não está recomendada, uma vez que são importantes portadores assintomáticos e disseminadores de doenças respiratórias. Solicita-se aos pais e/ou responsáveis que aguardem para comparecer aos postos de saúde a partir do dia 16 de abril, quando se encerra a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para reduzir o contato, principalmente deste público com os idosos que são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido a COVID-19.