Home Saúde Site reúne dados sobre a pandemia da COVID-19 na região
Site reúne dados sobre a pandemia da COVID-19 na região PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Novembro de 2020 06:48

Pagina picovid

Patrícia Cavalini

Santa Adélia está inserida em um site que coleta e analisa os dados da pandemia da COVID-19 em várias cidades da região. É o picovid.com.br. Um observatório de dados, que coleta os números relacionados à doença, estrutura de uma maneira organizada e cria gráficos e análises.

 

No site é possível acompanhar o histórico de casos (confirmados, óbitos, curados, suspeitos, descartados, e internados) do início até os dias atuais das cidades de Catanduva, Cravinhos, Olímpia, Pindorama, Santa Adélia, Sertãozinho e Severínia.

Segundo os fundadores do site Adriano Henrique Cantão (mestrando em Computação Aplicada a Sistemas Complexos, DCM, FFCLRP/USP) e Rafael Biagioni de Fazio (graduando em Informática Biomédica, FMRP/USP), o objetivo é “produzir uma base de conhecimento ampla e de fácil entendimento sobre a COVID-19 que pode ser usado tanto pela população local para melhor entendimento da situação quanto por gestores e autoridades como auxílio na tomada de decisões”.

Também colaboram com o projeto Gabriel Martins da Costa Manso (graduando em Ciências Biomédicas, FMRP/USP), Gabrielle Adriani Melo Marcelino (graduanda em Ciências Biomédicas, FMRP/USP), Gustavo Luis Majid (técnico em Desenvolvimento de Sistemas, ETEC Elias Nechar), Maria Carolina Borsato Belo (graduanda em Medicina, UFTM) e Marcus Vinicius Pomini (graduando em Ciências Farmacêuticas, UFSJ).

As fontes de dados são os boletins epidemiológicos do coronavírus emitidos pelas Secretarias de Saúde Municipais e base de dados epidemiológicos de Síndrome Gripal do Ministério da Saúde.

“É um site muito interessante. Os gráficos são interativos, pois o usuário pode escolher ver a curva só dos casos positivos, só dos descartados, só de óbitos, enfim, tem todos os dados desde o primeiro caso registrado. Todos podem ter acesso e ver com a pandemia se desenvolveu em Santa Adélia e em algumas cidades da região. E para Santa Adélia não teve custo algum, só fornecemos os dados que estão à disposição de qualquer pessoa”, contou a secretária da Saúde, Tânia Canossa.

O endereço do site é www.picovid.com.br.