Home Saúde Pandemia: Prefeitura e Secretaria de Saúde buscam alternativas para aumentar e melhorar atendimento
Pandemia: Prefeitura e Secretaria de Saúde buscam alternativas para aumentar e melhorar atendimento PDF Imprimir E-mail
Qui, 22 de Abril de 2021 13:34

Reuiao_Santa_Casa_-_enfrentamento_COVID_10.jpg
Prefeito Secretaria e equipe em Ururai 3

Patrícia Cavalini

Diante do aumento de casos e mortes causados pela COVID-19 em todo o Brasil, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde de Santa Adélia também estão se mobilizando para aumentar e melhorar o atendimento da população.

O Comitê de Contingência vem se reunindo constantemente para elaborar e executar ações que possam melhorar o atendimento. Uma delas é o estudo para a ampliação do horário de atendimento da Unidade Sentinela para Síndrome Gripal (Tenda).

A secretária de Saúde, Tânia Canossa, disse que um novo plano está sendo elaborado e será apresentado nos próximos dias para o Conselho Municipal de Saúde e na Câmara Municipal para os vereadores. “Sabemos que a situação está crítica em todos os lugares. Por isso, estamos elaborando novas ações de combate à pandemia. O prefeito Guilherme está sempre presente e nos dando todo o apoio necessário para que possamos realizar novas ações de enfretamento a COVID-19”, explicou a secretária.

Tânia também informou que junto com a diretora clínica da Santa Casa, Dra. Luciene Dias Meira Salomão, e o presidente da entidade, Anderson Senson, participou de uma reunião em Catanduva, com a presença de representantes das 19 cidades da região que utilizam os hospitais da Fundação Padre Albino.

A pauta da reunião foi a sobrecarga da rede hospitalar e a possibilidade de parceria regional para ampliar a assistência ao paciente com COVID-19. Nesse contexto, seriam aproveitados leitos clínicos dos hospitais de pequeno porte sob gestão dos municípios.
Os participantes explanaram sobre a realidade dos hospitais em suas cidades, levando em conta os quesitos estrutura física, financeira e de recursos humanos para acolher pacientes.

“Santa Adélia ofertou leitos clínicos para desafogar os prestadores como o Hospital Emílio Carlos. Os custos desses novos leitos seriam rateados pelos municípios que fazem parte da Consirc - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva”, explicou Tânia.

“Estamos nos empenhando e buscando soluções para melhorar o atendimento da nossa população, e, além disso, que todos possam ser atendidos e ter suas necessidades sanadas. Sabemos que o momento é delicado, por isso pedimos a todos que continuem com as medidas de segurança como o uso obrigatório de máscara, evitar aglomerações, manter o distanciamento e higienizar as mãos”, finalizou o prefeito Guilherme.

Reunioes COVID 2