Santa Adélia é qualificada no Programa Município VerdeAzul

Santa Adélia mais uma vez foi um dos municípios paulistas que figurou entre os que mais se destacaram nas ações ambientais em 2023. No final do ano, o prefeito Guilherme Colombo da Silva participou da Certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Dos 645 municípios do Estado, apenas 280 receberam premiações por seu desempenho ambiental.

O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O evento teve como objetivo reconhecer o comprometimento dessas cidades com o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental.

O projeto leva em conta ações realizadas em dez diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

Além da inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados receberam troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

Para o prefeito Guilherme o resultado reflete na qualidade de vida da população. “É uma importante conquista, porque é resultado do trabalho de todos, com reflexos a longo prazo na qualidade de vida da população, pois estamos trabalhando com ações ambientais que serão percebidas pelas futuras gerações. A qualificação vai ao encontro do trabalho da Prefeitura pela sustentabilidade, com ações diretas, aplicadas constantemente em formas de políticas públicas e gestão ambiental exemplar”, disse.

O que é - Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.